Início » Transferência PIX, TED ou DOC deu errado: o que fazer?

Transferência PIX, TED ou DOC deu errado: o que fazer?


Na hora de realizar alguma transferência PIX, TED ou mesmo DOC, é comum acontecer algum erro. E isto é explicado quando algum dado foi informado incorretamente.


No caso de ocorrer invalidade em uma transferência financeira envolvendo um desses tipos de transações, o problema é resolvido com o estorno o documento. Entretanto, o banco não consegue cancelar uma transação depois que ela foi concluída.

Então, para não ter de enfrentar nenhum tipo de constrangimento, o usuário precisa conferir todos os dados informados antes de efetuar um PIX.

O que fazer se a transferência PIX der errado?

O meio de transferência PIX permite que o usuário faça alterações quanto ao valor a ser transferido ou até cancele a transação desde que ele ainda não tenha confirmado o pagamento.

Como essa forma de transferência acontece em tempo real, a transação não pode ser anulada.

Com isso, a única maneira que a pessoa tem de reverter a situação, é, caso o indivíduo que recebeu a quantia, aceite em devolver o valor pago.

O recurso devolução pode ser realizado no PIX, desde que o recebedor inicie o procedimento.

Confira se os dados foram corretamente informados

Ao utilizar o QR Code, ou inserção de chave PIX, na tela de confirmação da operação, o aplicativo do banco indica as informações da pessoa que receberá o valor.

Assim, basta conferir se os dados que você tem acesso batem com as informações mostradas na tela do app. Caso seja verificada incorreção, basta corrigir os dados do destinatário.

O que fazer se a transferência TED der errado

Assim que o usuário realiza a emissão de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED), a instituição financeira em que ele tem conta é quem se responsabiliza em validar os dados que foram informados.

Desse modo, logo que é verificado incorreção nos dados fornecidos, o banco não valida a TED, e a quantia volta a quem transferiu.

Assim sendo, caso acorra devolução da TED devido a erro do cliente, pode ser que a instituição cobre tarifa.

Quando o dinheiro pode ser devolvido?

Depois que ocorre uma liquidação interbancária, você pode receber o valor em até 60 minutos, contanto que a operação tenha sido realizada dentro do horário no qual o sistema de liquidação de transferência funcione.

No entanto, é possível que a instituição para onde a transferência foi enviada estenda esse prazo pelo tempo que achar preciso para que consiga apurar todo os trâmites corretamente.

O que fazer se a transferência DOC der errado?

A decisão em devolver a quantia ao cliente que realizou um Documento de Crédito (DOC) contendo informações incorretas, bem como creditá-lo a conta do beneficiário, fica a critério da instituição financeira que está recebendo o valor.

Dessa forma, o preenchimento de dados incompletos ou errados resulta na perda de direito que a pessoa tem de poder reclamar da instituição destinatária quanto a demora ou não realização do DOC.

Vale mencionar que se ocorrer a devolução de um DOC em razão do erro do cliente, o banco que enviou o valor pode cobrar tarifa pelo serviço realizado.

O fazer quando perceber erro após operação concluída?

De imediato, o cliente precisa entrar em contato com o banco o qual possui conta para informar a respeito do problema ocorrido.

Contudo, caso a transferência já tenha sido concluída, o processo de cancelamento vai depender da instituição financeira do ou recebedor.

Se o cliente indicar que o problema na transação foi provocado por alguma instituição financeira, e não foi ele quem errou, é possível procurar o Banco Central e no site dessa instituição, deixar sua reclamação.


Como ganhar desconto no Nubank? Antecipar parcelas e outras técnicas

» Veja Outras Notícias exclusivas para você

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.