Marido beneficiado com Auxílio-Doença INSS faleceu: o que acontece?
Seja como for, a morte de um familiar traz mudanças na vida das pessoas que ficam, sendo essa pessoa uma das (ou a) provedora financeira do núcleo familiar, pode gerar um momento delicado de desestruturação.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Caso essa pessoa seja segurada do INSS, e recebia em vida auxílio-doença, saiba como esse benefício pode ser transitado à descendentes nesse momento.
O que acontece quando beneficiário do Auxílio-Doença INSS morre e deixa dependentes?
Provavelmente um encontro de novos sentimentos nos acomete quando perdemos um familiar. Dentre as faltas e dores, a insegurança financeira pode existir diante da perda de uma pessoa provedora desse recurso.
O que muitas pessoas não sabem, é que quando o familiar fazia parte do INSS, nesse caso se tratando de um beneficiário do Auxílio-doença, o recurso que ainda estava sendo pago pode ser direcionado para os dependentes, e essas pessoas podem solicitar um recurso de direito que é a Pensão por Morte.
Como o Auxílio pode ser convertido para Pensão por Morte e quem tem direito?
Pode deixar o direito de Pensão por Morte aquelas pessoas que fazem parte do INSS como seguradas (vínculo ativo), estejam no período de graça ou ainda que eram titulares de benefício previdenciário, como o Auxílio-doença. Se o falecido familiar se enquadra nesses requisitos, saiba que você e demais dependentes têm direito a Pensão por Morte.
O direito à Pensão é para as pessoas dependentes do falecido, ou seja, que necessitavam deste para o sustento, estes vem a ser os seus familiares.
Para que o Auxílio-doença possa ser convertido em Pensão por Morte, é necessário verificar todos os requisitos acima, depois a Pensão pode ser solicitada pelo site ou aplicativo Meu INSS, serão solicitados documentos e informações do falecido, dos dependentes, comprovação do óbito, dentre outros. Existem alguns guias passo a passo disponíveis online que podem ser consultados.
Se já recebe benefício como Auxílio-Doença pode receber também Pensão por Morte?
A notícia é que sim! A Pensão por Morte não impede que exista recebimento de outros benefícios, a única exceção é se tratando do acúmulo de duas pensões por morte de cônjuge. Ademais, os auxílios podem coexistir livremente.
Calendário Auxílio Gás 2024: Datas de Pagamento e Como Consultar
» Veja Outras Notícias exclusivas para você