Início » Quais direitos do INSS os portadores de diabetes possuem?

Quais direitos do INSS os portadores de diabetes possuem?

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre quais os direitos do INSS que os portadores de diabetes possuem.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece às pessoas com diagnóstico de diabetes a possibilidade de solicitarem o auxílio-doença ou até mesmo a aposentadoria por invalidez.


A diabetes é uma doença crônica que pode causar diversos danos à saúde do paciente, devido a seus altos índices de taxa de açúcar no sangue – quando bem tratada, não é uma doença que impossibilita a pessoa de ter uma vida normal.

A doença pode se desenvolver em quatro estágios: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e pré diabetes, e o tratamento é feito com acompanhamento médico adequado juntamente com uma mudança no estilo de vida.

pessoa com diabetes

Quais benefícios o INSS garante aos portadores de diabetes?

O profissional que tem sua rotina alterada pelo tratamento por mais de 15 dias e não pode comparecer ao trabalho, pode pedir o auxílio-doença ao INSS. Nesses casos, o Instituto irá agendar uma perícia médica para que o solicitante comprove sua condição.

Para o profissional que teve sua vida afetada pela doença permanentemente, ou seja, perdeu totalmente suas habilidades de trabalho, devido ao estágio avançado da doença, o INSS oferece a aposentadoria por invalidez.

É necessário que o trabalhador esteja de posse de seus documentos pessoais e todos os laudos médicos que atestem sua enfermidade para que o pedido do benefício seja validado.

Como deve ser feita a solicitação desses direitos?

O requerimento do benefício auxílio-doença deve ser o primeiro a ser solicitado pelo profissional com diabetes. Através dos canais de atendimentos do INSS, site, aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135.

Para aqueles que desejam pedir a aposentadoria por invalidez, o primeiro passo é requerer o auxílio doença, pois a aposentadoria por invalidez só é concedida quando o trabalhador cumpre com alguns requisitos:

  • Ter no mínimo 12 meses de contribuição ao INSS. (carência)
  • Comprovar a doença por meio de laudos e exames médicos.
  • Comprovar o início da enfermidade.

De acordo com o INSS, algumas pessoas são isentas de cumprir a carência determinada pelo Instituto, mas são somente os trabalhadores que através dos laudos médicos comprovam estarem nos estágios mais avançados da doença, como amputações de membros e cegueira permanente.


Calendário Auxílio Gás 2024: Datas de Pagamento e Como Consultar

» Veja Outras Notícias exclusivas para você

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.