Entenda como fazer o cálculo de rendimento da Poupança e veja se vale a pena investir
Quem pretende deixar uma graninha guardada precisa antes de mais nada entender onde esse dinheiro deve ser colocado. A poupança ainda é a opção mais querida e usada pelos brasileiros, porque não tem cobrança de impostos ou taxas e seu funcionamento não exige conhecimento aprofundado.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Ainda assim, até mesmo os mais cautelosos precisam entender sobre o rendimento desta operação antes de optar por ela.
O primeiro ponto que precisa ser esclarecido é o fato de que o rendimento da poupança não muda independente do banco que você escolha aplicar seu dinheiro, ou seja, existe um rendimento padrão que vale para todas as instituições. Quando abre sua conta corrente, normalmente o banco oferece também a opção de poupança, ficando a disposição do cliente quando ele quiser transferir alguma quantia para essa modalidade.
Depois de escolher o banco que pretende usar para guardar seu dinheiro, o passo seguinte é colocar no seu orçamento quanto por mês pretende depositar na poupança. Assumindo o compromisso de periodicamente abastecer sua conta com depósitos mensais, as chances de cada vez guardar mais dinheiro, mesmo que começando com pouco, tornam-se maiores e mais efetivas.
Quanto a poupança está rendendo atualmente?
Existem dois cálculos aplicados ao dinheiro depositado na poupança, mas que dependem de um cenário nacional para que sejam utilizados. A principal interferência vem da taxa Selic, parâmetro para definir a cobrança também para financiamentos, empréstimos e demais operações. A regra funciona assim:
- Quando a taxa Selic está abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% do seu valor;
- Quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% + Taxa Referencial.
A taxa Selic atualmente está em 13,75% ao ano, e deve se manter assim pelo menos até o final do ano de 2022, conforme previsão do Copom (Comitê de Política Monetária). Por isso, hoje o rendimento da poupança é de 7,13% ao ano, ou 0,6814% ao mês.
O rendimento da poupança para o próximo ano não deve fugir deste parâmetro, porque a previsão é que a taxa Selic chegue a 12,49% ao ano, ainda dentro do que está hoje e seguindo o mesmo cálculo.
Vale a pena investir na poupança?
Para quem não tem interesse em abrir os seus caminhos com novas opções de investimento, aqueles que são mais cautelosos, ou que preferem contar com um investimento mais fácil, a poupança ainda vale mais a pena. Para os demais, interessados em ter um rendimento maior e que gostariam de aumentar o valor da sua reserva, existem outras opções.
E acredite, não precisa sair da sua zona de conforto, basta escolher uma modalidade de renda pré-fixada. Existem opções como, por exemplo:
- CDB;
- CDI;
- Títulos do tesouro (Tesouro Direto, Tesouro Selic);
- Fundos DI.
São opções disponíveis em bancos digitais e tradicionais, mas que podem ser movimentadas no próprio aplicativo, com aplicações de pequenos valores até que o investidor se sinta confiante para aumentar o valor. Para entender melhor como funcionam esses procedimentos, e o que hoje é a melhor opção de investimento do mercado, acompanhe os canais de finanças, por exemplo, o site FDR.
Caixa Tem – Como Baixar e Instalar e Principais Benefícios em 2024
» Veja Outras Notícias exclusivas para você