Confira 3 maneiras de pagar com o Pix
Em síntese, o Pix é uma forma de transferência desenvolvida pelo Banco Central. Ele tem como proposta o pagamento instantâneo 24 horas por dia e 7 dias por semana.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Qualquer pessoa é capaz de pagar com Pix em questão de segundos, a ferramenta também é totalmente gratuita para pessoa física e MEI. Para facilitar ainda mais o processo de pagamento com o Pix, o Banco Central desenvolveu algumas maneiras. Veja em seguida as três opções possíveis.
Utilizando Chave Pix
Essa é a maneira de pagar com o Pix mais utilizada atualmente. A chave Pix é o endereço da sua conta. É permitido cadastrar seu CPF, número do celular, e-mail ou uma senha. Sendo assim, qualquer pessoa que tenha esta chave poderá te transferir a quantia solicitada.
O processo para pagar com o Pix utilizando a Chave é bastante simples:
- Em um primeiro momento coloque uma chave no aplicativo de seu banco;
- Digite o valor desejado para transferência;
- Conclua a operação.
Lembre-se que também é possível transferir dinheiro para outra pessoa mesmo que ela não tenha chave cadastrada, basta informar seus dados pessoais ou bancários no momento do envio.
Utilizando QR Code
O pagamento por QR Code é realizado normalmente em estabelecimentos físicos. O dono é capaz de gerar uma imagem de QR Code em seu banco, reproduzi-la e deixá-la à vista.
Além desses estabelecimentos, plataformas de vendas online também costumam usar o QR Code para quem deseja pagar com Pix. Neste caso, o escaneamento é feito apontando a câmera para tela do dispositivo. Essa é uma das maneiras de pagar com o Pix mais rápido que existe.
Para realizar este processo é necessário que siga os seguintes passos:
- Abra o aplicativo de seu banco;
- Acesse a área indicativa de pagar com o Pix;
- Selecione a opção ‘’Pagar com QR Code ou ‘’Cobrar alguém’’;
- Conclua a leitura.
O objetivo desse modo é ter mais transparência para os usuários em relação às informações. O método é uma opção ideal para varejistas, não usando intermediários na hora do pagamento, como é o caso de cartões e maquininhas.
Utilizando Pix Copia e Cola
O último modo de pagar com o Pix é utilizando o Copia e Cola. Esse método é a versão em texto do QR Code e é muito utilizado em aplicativos de delivery. Para utilizá-lo, você necessita apenas colar um código gerado pela loja no aplicativo do seu banco.
Ele basicamente converte automaticamente os dados do QR Code em um código alfanumérico. É algo bem útil para quem não consegue ou simplesmente não deseja escanear a imagem no momento do pagamento.
Comprar carro com CNPJ MEI: Existe desconto? Vale a pena?
» Veja Outras Notícias exclusivas para você