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É possível cancelar uma transferência PIX? Como fazer?

Entenda o que é e como funciona o Pix. Descubra se é possível ou não cancelar uma transferência realizada via Pix.


Uma modalidade de transferência de dinheiro de uma conta para outra que tem ganho bastante força nos últimos anos é o chamado Pix. Isso porque a transferência ocorre de maneira quase instantânea.


Porém, em virtude da facilidade com que o processo é feito, pode acontecer de o usuário realizar uma operação de transferência Pix de maneira errônea.

Nesta matéria do Pauta Social, você entende o que é e como funciona um Pix e descobre se é possível ou não cancelar uma transferência Pix. Confira!

Entenda o que é o Pix

Pix: É possível cancelar uma transferência? Como fazer?
Entenda o que é e como funciona o Pix. Descubra se é possível ou não cancelar uma transferência realizada via Pix. (Imagem: Tecnoblog/Reprodução)

O Banco Central criou e lançou em novembro de 2020 a modalidade de pagamento conhecida por Pix, que permite a qualquer pessoa fazer pagamentos e transferências em qualquer dia e horário. O destinatário da transferência ou do pagamento recebe o valor pouquíssimo tempo depois.

O Pix, que é um recurso gratuito de transferência, pode ser usado a partir de conta corrente, conta poupança ou até mesmo a partir de uma conta de pagamento pré-paga. Em geral, essa transação é realizada dentro de aplicativos de banco, não sendo necessário que a pessoa instale um novo aplicativo apenas para usar o recurso.

No último ano, o número de clientes de instituições bancárias que utilizam o recurso instantâneo de transferência tem crescido consideravelmente, já que ela é bastante vantajosa e super prática. Basta que o usuário ative o recurso no aplicativo do(s) banco(s) que ele utiliza e defina uma ou mais chave Pix, que pode ser desde o CPF até o número de celular. A partir disso, é possuir fazer e receber transferências Pix de outras pessoas.

Em geral, antes de concluir a ação de transferência, o usuário, depois de informar a chave Pix de outra pessoa para transferir um determinado valor, tem a possibilidade de verificar e confirmar os dados do dono da conta para onde o dinheiro será encaminhado.

Cada vez mais, novas funcionalidades têm sido incrementadas ao Pix, de modo a facilitar ainda mais os processos de pagamento e de transferência, pois tudo acontece de maneira muito rápida.

É possível cancelar uma transferência Pix?

Como a transferência Pix acontece praticamente em tempo real, já que o destinatário recebe o dinheiro no mesmo momento em que o remetente realiza a transação, não é possível cancelar uma transferência Pix depois que o usuário confirma a transferência. Isso porque, antes de confirmar a ação, o usuário pode visualizar dados como:

  • Nome da instituição;
  • Nome do recebedor;
  • Parte do CPF ou CNPJ.

Sendo assim, basta conferir essas informações antes de apertar a opção de “Confirmar” e digitar a assinatura eletrônica, senha ou usar a biometria. Caso as informações do destinatário que apareceu ao digitar a chave Pix não batam com as informações da pessoa ou empresa para que você pretende fazer a transferência, é possível voltar e alterar a chave Pix, simplesmente solicitando o cancelamento da transação.

Caso um Pix seja realizado de forma errônea, o que pode acontecer é a pessoa que recebeu o dinheiro devolvê-lo também por meio do Pix ou pela própria função de devolução de pagamento, disponível em todos os aplicativos que usam o sistema de pagamento. Afinal de contas, o recurso é gratuito e nenhuma taxa é cobrada pela devolução do dinheiro.

Quando a chave Pix é o número de telefone ou o e-mail, fica mais fácil de entrar em contato e pedir a devolução. O mesmo vale para o caso de o destinatário (por engano) ser uma pessoa conhecida.

Em caso de fraudes via Pix, o cliente deverá entrar em contato com a instituição financeira, informar a ocorrência e esperar retorno da Instituição, que avaliará a possibilidade de haver ou não reembolso.


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Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.