Transferência PIX, TED ou DOC deu errado: o que fazer?
Na hora de realizar alguma transferência PIX, TED ou mesmo DOC, é comum acontecer algum erro. E isto é explicado quando algum dado foi informado incorretamente.
O que Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
No caso de ocorrer invalidade em uma transferência financeira envolvendo um desses tipos de transações, o problema é resolvido com o estorno o documento. Entretanto, o banco não consegue cancelar uma transação depois que ela foi concluída.
Então, para não ter de enfrentar nenhum tipo de constrangimento, o usuário precisa conferir todos os dados informados antes de efetuar um PIX.
O que fazer se a transferência PIX der errado?
O meio de transferência PIX permite que o usuário faça alterações quanto ao valor a ser transferido ou até cancele a transação desde que ele ainda não tenha confirmado o pagamento.
Como essa forma de transferência acontece em tempo real, a transação não pode ser anulada.
Com isso, a única maneira que a pessoa tem de reverter a situação, é, caso o indivíduo que recebeu a quantia, aceite em devolver o valor pago.
O recurso devolução pode ser realizado no PIX, desde que o recebedor inicie o procedimento.
Confira se os dados foram corretamente informados
Ao utilizar o QR Code, ou inserção de chave PIX, na tela de confirmação da operação, o aplicativo do banco indica as informações da pessoa que receberá o valor.
Assim, basta conferir se os dados que você tem acesso batem com as informações mostradas na tela do app. Caso seja verificada incorreção, basta corrigir os dados do destinatário.
O que fazer se a transferência TED der errado
Assim que o usuário realiza a emissão de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED), a instituição financeira em que ele tem conta é quem se responsabiliza em validar os dados que foram informados.
Desse modo, logo que é verificado incorreção nos dados fornecidos, o banco não valida a TED, e a quantia volta a quem transferiu.
Assim sendo, caso acorra devolução da TED devido a erro do cliente, pode ser que a instituição cobre tarifa.
Quando o dinheiro pode ser devolvido?
Depois que ocorre uma liquidação interbancária, você pode receber o valor em até 60 minutos, contanto que a operação tenha sido realizada dentro do horário no qual o sistema de liquidação de transferência funcione.
No entanto, é possível que a instituição para onde a transferência foi enviada estenda esse prazo pelo tempo que achar preciso para que consiga apurar todo os trâmites corretamente.
O que fazer se a transferência DOC der errado?
A decisão em devolver a quantia ao cliente que realizou um Documento de Crédito (DOC) contendo informações incorretas, bem como creditá-lo a conta do beneficiário, fica a critério da instituição financeira que está recebendo o valor.
Dessa forma, o preenchimento de dados incompletos ou errados resulta na perda de direito que a pessoa tem de poder reclamar da instituição destinatária quanto a demora ou não realização do DOC.
Vale mencionar que se ocorrer a devolução de um DOC em razão do erro do cliente, o banco que enviou o valor pode cobrar tarifa pelo serviço realizado.
O fazer quando perceber erro após operação concluída?
De imediato, o cliente precisa entrar em contato com o banco o qual possui conta para informar a respeito do problema ocorrido.
Contudo, caso a transferência já tenha sido concluída, o processo de cancelamento vai depender da instituição financeira do ou recebedor.
Se o cliente indicar que o problema na transação foi provocado por alguma instituição financeira, e não foi ele quem errou, é possível procurar o Banco Central e no site dessa instituição, deixar sua reclamação.
Comprar carro com CNPJ MEI: Existe desconto? Vale a pena?
» Veja Outras Notícias exclusivas para você