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7 dicas para identificar um boleto falso

Saiba como identificar um boleto falso para se prevenir contra tentativas de golpes e fraudes envolvendo essa forma de pagamento.


Uma das formas de pagamento que os brasileiros mais utilizam é o boleto. O boleto de pagamento perde para as transações via Pix, que chegou a superar também as transações com cartão de crédito e débito. No meio disso, é importante conhecer dicas para identificar um boleto falso.


Isso porque não são incomuns as tentativas de aplicação de golpes e fraudes com boleto.

Nesta matéria, você fica sabendo de 7 dicas para identificar um boleto falso e se prevenir contra golpes e fraudes. Confira!

1. Confira os dados do boleto

7 dicas para identificar um boleto falso
Saiba como identificar um boleto falso para se prevenir contra tentativas de golpes e fraudes envolvendo essa forma de pagamento. (Imagem: Reprodução/Internet)

Para identificar um boleto falso, uma primeira medida a ser tomada pelo consumidor é observar as informações contidas no documento. O que o consumidor precisa verificar é o valor do boleto, assim como a instituição beneficiária e o próprio pagador.

É importante saber se o boleto é destinado a quem vai efetivamente realizar o pagamento e se a instituição que está fazendo a cobrança é a mesma para que você deve algum pagamento.

2. Sempre confira o código de barras

Também é uma dica importante a ser seguida sempre conferir o código de barras que se apresenta no boleto.

Os primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco do beneficiário. No meio disso, é comum que golpistas façam a troca da imagem do banco que aparece no boleto.

Uma forma de descobrir se o código do boleto é o mesmo código do banco, é possível utilizar o Busca Banco para saber os códigos corretos de cada banco. Para isso, basta inserir o estado e o município em se reside para que a ferramenta mostre a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região.

3. Verifique se há erros de digitação

Outro ponto que merece atenção é qualquer tipo de erro de digitação. Muitos boletos são recebidos por e-mail, SMS e outras alternativas digitais. Caso o corpo da mensagem apresente erros, é importante que o usuário não os deixe passar despercebidos.

Afinal de contas, esse é um grande indicativo de que se trata de uma cobrança falsa e também de que o boleto anexo à mensagem não seja verdadeiro.

A falta de uma letra, entre outras formas de erro na escrita, podem apontar para uma tentativa de golpe. Portanto, tenha muita atenção a esses detalhes que podem parecer pequenos, mas que fazem toda diferença.

4. Tenha preferência pelo débito automático

Também tem tudo para ser uma ótima alternativa para o usuário optar pelo débito automático, ao invés do boleto. Isso porque, com o débito automático, o consumidor fica menos vulnerável a tentativas de golpes e fraudes. Portanto, tenha preferência por essa forma de pagamento.

5. Solicite o boleto no formato PDF

Existe um tipo de vírus utilizado por criminosos para adulterar o boleto de pagamentos na hora em que ele é impresso pelo usuário. Sendo assim, uma recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é sempre solicitar que o cobrador envie boletos no formato PDF.

Afinal de contas, esse formato é mais difícil de ser adulterado e o consumidor pode se prevenir contra tentativas de golpes e fraudes.

6. Tenha muita atenção com os boletos que recebe

Infelizmente, é muito comum que consumidores recebam cobranças indevidas, entre aquelas que chegam através do correio e aquelas que chegam por meio de canais virtuais.

O ideal, na hora de pagar as contas, é solicitar o documento do boleto diretamente à empresa cobradora, por meio do site oficial ou de aplicativos oficiais em que é possível retirar a guia de recolhimento. Nesses casos, o ideal é pedir o arquivo no formato PDF, como comentamos anteriormente.

7. Confirme os dados na hora de efetuar o pagamento

Uma dica de grande importância para quem quer fugir de golpes e fraudes envolvendo boletos de pagamentos é confirmar os dados na hora de efetuar o pagamento. Confirme o valor, a instituição beneficiária, o pagador e outras informações, para evitar fazer pagamentos errados e ter prejuízos.


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Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.