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Veja como fazer ou recuperar sua carteira de trabalho


A carteira de trabalho é um dos documentos mais importante na vida de um cidadão brasileiro, porém, como ela é feita geralmente por volta da adolescência, muitas vezes o jovem não sabe exatamente onde fazer o documento ou como fazê-lo. 


Outro problema também é que, mesmo sendo um documento importante, nós não usamos ele com constância, e, nesses intervalos de uso, o documento pode acabar sendo perdido. Como fazer para recuperar nesse caso? Descubra no texto abaixo.

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

A carteira de trabalho pode ser tirada por qualquer cidadão brasileiro de 14 anos ou mais. Os naturalizados também podem tirar o documento. 

Carteira de trabalho: quais são os documentos necessários para tirar

Para tirar a CTPS é necessário apresentar alguns documentos para comprovar alguns dados. Os documentos são: 

  • Documento de identificação como RG, Certidão de nascimento, CNH ou reservista;
  • Comprovante de endereço. Geralmente as contas em que consta seu endereço e nome servem para este fim;
  • CPF;
  • Uma foto 3×4 com fundo branco.

Agora, se você quer pedir uma segunda via, além dos documentos acima, você precisa apresentar: 

  • Algum documento que comprove o número da carteira original;
  • Boletim de Ocorrência no caso de furto ou extravio.

É possível que possa haver mudanças no futuro, fique de olho.

Realizando o agendamento: onde tirar carteira de trabalho

Agendar a carteira de trabalho é uma das formas mais rápidas e fáceis de emitir o documento. E para realizar é bastante simples, podendo ser feito por telefone ou pela internet. 

Agendamento pelo telefone

Para agendar pelo telefone, basta ligar para o “Alô Trabalho”, uma central de atendimento que funciona em todo Brasil e atende pelo número 158. Após ligar, escolha as opções que levam até o agendamento da Carteira e informe seus dados para marcar seu agendamento. 

Agendamento para internet

Para agendar pela internet também é fácil. 

Fique de olho para possíveis mudanças no futuro.

Como solicitar a recuperação da carteira de trabalho?

É possível solicitar a emissão de uma segunda vida da Carteira de Trabalho pelos mesmos canais mencionados acima. O processo é basicamente o mesmo. 

Carteira de Trabalho Digital: como funciona

A CTPS digital é uma versão em aplicativo de celular lançada pelo governo federal. Na carteira digital, o indivíduo consegue ver seus registros, observar e dar entrada a benefícios como PIS e seguro desemprego. 

A expectativa é que, futuramente, a versão digital venha a substituir a antiga carteira física, evitando problemas como a perda do documento.


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Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.