Veja como fazer ou recuperar sua carteira de trabalho
A carteira de trabalho é um dos documentos mais importante na vida de um cidadão brasileiro, porém, como ela é feita geralmente por volta da adolescência, muitas vezes o jovem não sabe exatamente onde fazer o documento ou como fazê-lo.
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Outro problema também é que, mesmo sendo um documento importante, nós não usamos ele com constância, e, nesses intervalos de uso, o documento pode acabar sendo perdido. Como fazer para recuperar nesse caso? Descubra no texto abaixo.
Quem pode tirar a carteira de trabalho?
A carteira de trabalho pode ser tirada por qualquer cidadão brasileiro de 14 anos ou mais. Os naturalizados também podem tirar o documento.
Carteira de trabalho: quais são os documentos necessários para tirar
Para tirar a CTPS é necessário apresentar alguns documentos para comprovar alguns dados. Os documentos são:
- Documento de identificação como RG, Certidão de nascimento, CNH ou reservista;
- Comprovante de endereço. Geralmente as contas em que consta seu endereço e nome servem para este fim;
- CPF;
- Uma foto 3×4 com fundo branco.
Agora, se você quer pedir uma segunda via, além dos documentos acima, você precisa apresentar:
- Algum documento que comprove o número da carteira original;
- Boletim de Ocorrência no caso de furto ou extravio.
É possível que possa haver mudanças no futuro, fique de olho.
Realizando o agendamento: onde tirar carteira de trabalho
Agendar a carteira de trabalho é uma das formas mais rápidas e fáceis de emitir o documento. E para realizar é bastante simples, podendo ser feito por telefone ou pela internet.
Agendamento pelo telefone
Para agendar pelo telefone, basta ligar para o “Alô Trabalho”, uma central de atendimento que funciona em todo Brasil e atende pelo número 158. Após ligar, escolha as opções que levam até o agendamento da Carteira e informe seus dados para marcar seu agendamento.
Agendamento para internet
Para agendar pela internet também é fácil.
- Acesse o site: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;
- Informe seus dados e marque a opção “emissão da carteira de trabalho”;
- Escolha a data e o local e finalize informando seu CPF.
Fique de olho para possíveis mudanças no futuro.
Como solicitar a recuperação da carteira de trabalho?
É possível solicitar a emissão de uma segunda vida da Carteira de Trabalho pelos mesmos canais mencionados acima. O processo é basicamente o mesmo.
Carteira de Trabalho Digital: como funciona
A CTPS digital é uma versão em aplicativo de celular lançada pelo governo federal. Na carteira digital, o indivíduo consegue ver seus registros, observar e dar entrada a benefícios como PIS e seguro desemprego.
A expectativa é que, futuramente, a versão digital venha a substituir a antiga carteira física, evitando problemas como a perda do documento.
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