Veja como criar um perfil de sucesso para Jovem Aprendiz no LinkedIn

Em meio à intensa dinâmica da internet, o LinkedIn se solidificou nos últimos anos como uma das dez maiores redes sociais do planeta – sendo a maior rede corporativa, com 830 milhões de usuários.

Hoje, o LinkedIn é utilizado para a obtenção de trabalho, vendas, networking, posicionamento de marcas e divulgação de oportunidades de emprego, uma vez que os internautas podem especificar suas experiências profissionais e, no caso daqueles que estão entrando no mercado de trabalho, deixar seu currículo para Jovem Aprendiz.

Para muitas pessoas, a rede social corporativa foi a intermediadora entre o emprego dos sonhos e a oportunidade até então não encontrada.

De acordo com um estudo conduzido pela Revista Isto É, o Brasil possui mais de 43 milhões de usuários e recebe mais de 100 mil cadastros diários.

Daí parte a necessidade de você também ter uma conta na plataforma e aprender boas práticas na rede para maximizar suas chances de ser notado. Ter um perfil completo, que descreve suas experiências e resultados de forma estruturada, um bom título e resumo e recomendações, são essenciais para isso

Dicas para ter um perfil bem-sucedido no LinkedIn

1.Dê atenção a todas as nuances do seu perfil

Por ser uma rede social por excelência, o LinkedIn possui um amplo mecanismo de busca de empresas e usuários. Os resultados mais relevantes são justamente aqueles que agradam ao algoritmo da plataforma e possui informações completas sobre o item pesquisado.

Assim, é essencial ter um perfil completo, que provê dados de contato, experiências profissionais, resumo do usuário e outras características que o diferenciam da concorrência.

2. Uso de palavras-chave

A mesma lógica da ferramenta de busca do LinkedIn serve quando o assunto são palavras-chave. As palavras pesquisadas irão mostrar os perfis e posts mais relevantes, gerando, por fim, engajamento orgânico.

Um perfil que aparece no topo das buscas na rede social possui capa, fotos, informações pessoais importantes e outros dados acima da média. Por isso, tire um tempo para planejar e expor a melhor versão de si mesmo!

3. Preencha a aba ‘Em destaque’

Para se sobressair em meio à enorme competitividade do mercado, destaque seus resultados mais relevantes no espaço ‘Em Destaque’.

Você pode dar prioridade ao seu portfólio, links, documentos e até artigos no LinkedIn.

4. Trajetória profissional resumida

Na aba ‘Sobre’, redija um resumo criativo e objetivo da sua trajetória profissional. Busque trazer um toque de personalidade ao texto e valorize certos aspectos culturais.

Revise o que foi escrito, evitando erros de concordância verbal ou ortográficos. Lembre-se que tudo o que foi redigido terá de ser provado em um segundo momento, então, nada de maquiar seus feitos ou seu currículo!

Por fim, destaque alguns fundamentos do documento, tais como:

  1. O último cargo em que atuou, e quais eram as características e responsabilidades do trabalho;
  2. Reforce seu número de telefone e e-mail;
  3. Separe suas formações e coloque as áreas de foco para diversificar seu perfil, como esses exemplos:
  4. Especialização em Marketing (Estratégias Digitais e Growth Intelligence);
  5. Bacharel em Relações Internacionais (Economia e Estratégias de Negócios);
  6. Graduação na Europa em Marketing Estratégico e Economia Internacional;

5. Campo de “Experiência Profissional”

Uma das abas mais importantes do perfil. Nela, fica o local que vamos inserir nosso cargo, a empresa, descrever nossas funções e acrescentar nossos resultados. 

Ressaltamos alguns pontos para destacar:

  1. Evite escrever textos e explicações longas demais;
  2. Adicione as datas referentes à admissão e saída do emprego com exatidão;
  3. Seja coerente com o que está escrevendo e estruture a descrição das suas funções em tópicos, para que a leitura fique menos enfadonha.

6. Formação acadêmica

O campo de formação acadêmica também engloba áreas de concentração/disciplinas que estão próximas à sua área de atuação. 

Por exemplo, uma pessoa formada em Administração de Empresas pode trabalhar com Marketing, Matemática e Estatística, Gestão, Estratégias Empresariais, Análise e Inteligência de Mercado. 

7. Trabalho voluntário

Logo após “Licenças e Certificados”, há um espaço de “Trabalhos Voluntários”.

Algumas empresas e multinacionais valorizam ações sem fins lucrativos dos candidatos, dado o espaço de crescimento e desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais que elas oferecem.

8. Competências e Recomendações

Ao final do perfil, há as abas de competências e recomendações, que exaltam os conhecimentos adquiridos no seu setor de referência, incluindo aqui o domínio de softwares e ferramentas, habilidades interpessoais, idiomas etc.

Utilize a aba de recomendações a seu favor solicitando às pessoas do seu círculo profissional que deixem um depoimento positivo acerca das suas experiências passadas.

Com essas dicas em mãos, esperamos que você construa um perfil rico em detalhes, cativante e que realmente se diferencie dos demais. Se você está entrando agora no mercado de trabalho, saiba que há vagas abertas para Jovem Aprendiz no LinkedIn, especialmente no setor bancário, liderado pelos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) e privados (tais como Bradesco e Itaú).

Também há vagas em empresas do setor alimentício, de calçados e redes de serviços, como de hotelaria, administração e startups. Com uma boa pesquisa na rede social, você encontrará centenas de vagas espalhadas por todo o Brasil!

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