Início » 5 razões para não conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito

5 razões para não conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito

Confira esses 5 possíveis motivos por que você não está conseguindo aumentar o limite do seu cartão de crédito.


Para quem usa cartão de crédito, uma hora ou outra vem a vontade (ou até mesmo a necessidade) de aumentar o limite do cartão. Porém, para que seja possível aumentar o limite do cartão, alguns requisitos precisam ser preenchidos.


Caso esses requisitos não sejam preenchidos, o banco ou determinada instituição financeira entende que você não tem capacidade para lidar com um aumento de limite no cartão.

Nesta matéria do Pauta Social, você confere 5 possíveis razões para não estar conseguindo aumentar o limite do seu cartão de crédito. Confira!

5 – Pouco uso do cartão de crédito

5 razões para não conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito
Confira esses 5 possíveis motivos por que você não está conseguindo aumentar o limite do seu cartão de crédito. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Também tem influência no ato de aumentar o limite do cartão de crédito o pouco ou mau uso dele. Isso porque, antes de depositar confiança no cliente, o banco precisa conhecê-lo.

Uma forma de fazer o banco conhecer você é utilizar o cartão de crédito com frequência suficiente para ser possível analisar a forma como o pagamento é realizado, se tudo é feito dentro prazo e assim sucessivamente.

Portanto, se você quer que o limite do seu cartão seja aumentado, use-o o quanto puder.

4 – Valor que entra menor do que o valor que sai

Em outros tempos, os bancos costumavam solicitar comprovantes de renda na hora de abrir conta para alguém. Embora não seja necessário apresentar tais comprovantes ao abrir uma conta em bancos mais modernos, como é o caso do Nubank, é preciso se saber se o cliente será capaz de pagar as faturas em dia. É por isso, inclusive, que os bancos aumentam o limite do cartão de crédito de forma gradual.

O cliente precisa ter consciência de que o cartão de crédito funciona apenas como um empréstimo, não podendo ser confundido com uma renda extra. Por isso, um dos fatores que são levados em conta na hora de aumentar o limite de um cartão é o valor que entra ao longo do mês, comparado com o valor que a pessoa “gasta”.

3 – Pagamentos de faturas em dia

Assim como o banco considera se o cliente é um comprador consciente, de modo a não exagerar nas compras, também é considerado se as faturas são pagas em dia, se o cliente deixa a fatura vencer e assim por diante.

Portanto, se você pretende aumentar o limite do seu cartão de crédito, mantenha os pagamentos em dia e, na medida do possível, faça pagamentos antecipados, para ganhar ainda mais “pontos” com a instituição financeira.

2 – Grande quantidade de parcelamento de compras

Algo que compromete e tem bastante peso para o cartão de crédito é o parcelamento de compras. Em especial, quando o cliente da instituição financeira faz muitas compras parceladas.

Isso porque, quanto maior for o número de compras parceladas, maior o tempo que o cliente irá levar para quitar estas “dívidas”, pois o limite do cartão ficará bastante comprometido por um bom tempo.

Limite-se a fazer apenas compras que caibam no seu orçamento salarial, para não ficar dependendo do parcelamento no futuro (para ficar pagando eternamente) e ainda conseguir aumentar o limite do cartão de crédito de modo a realizar projetos de médio e longo prazo.

1 – Parcelamento exagerado de faturas

O que deveria ser uma ferramenta de ajuda aos usuários de cartão de crédito e acaba sendo uma das principais armadilhas é o parcelamento de faturas.

O ideal é que o cliente de instituições financeiras evitem ao máximo recorrer a esta ferramenta. Afinal de contas, este é um recurso que só deve ser usado em casos de emergência, como última opção restante. Isso porque o parcelamento de faturas só tende a prender o cliente em determinada dívida por mais tempo, já que se cobram juros pelo parcelamento.

Uma das razões por que você pode não estar conseguindo aumentar o limite do seu cartão de crédito é o excesso de parcelamento de faturas em seu histórico. É preciso usar o recurso de parcelamento com muita sabedoria e cautela, tanto para não comprometer seu limite quanto para não manchar sua reputação enquanto consumidor.


Comprar carro com CNPJ MEI: Existe desconto? Vale a pena?

» Veja Outras Notícias exclusivas para você

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.